Natural de Três Lagoas, Daiane Muniz, de 36 anos, foi reconhecida como a melhor Árbitra de Vídeo (VAR) na recente edição do Campeonato Paulista. Daiane, foi indicada para compor o quadro da FIFA, federação máxima do futebol, de 2025, após participar da última edição da Olimpíadas, realizada em Paris.
Na última sexta-feira (28), um dia após o Corinthians ser coroado campeão contra o Palmeiras, a Federação Paulista de Futebol (FPF) promoveu a cerimônia de premiação, que homenageou jogadores, treinadores e árbitros que se destacaram ao longo do torneio.
Na categoria de melhor VAR e AVAR, Daiane Muniz e Amanda Matias foram as escolhidas. A árbitra sul-mato-grossense atuou em 12 partidas nesta edição do campeonato, incluindo clássicos e jogos decisivos:
Novorizontino 0 x 1 Ponte Preta (Paulistão)
Portuguesa 1 x 2 São Paulo (Paulistão)
Velo Clube 0 x 1 Mirassol (Paulistão)
Inter de Limeira 1 x 1 RB Bragantino (Paulistão)
Palmeiras 1 x 1 Corinthians (Paulistão)
Ferroviária 2 x 2 Santo André (Paulistão)
Portuguesa 2 x 2 Corinthians (Paulistão)
São Paulo 1 x 2 Ponte Preta (Paulistão)
Corinthians 2 x 0 Mirassol (Paulistão – Quartas de Final)
Corinthians 0 x 0 Palmeiras (Paulistão – Final)
Além desses jogos, Daiane também atuou em uma partida da Copinha e em duas da Série A2 do Paulistão. Agora, a três-lagoense se prepara para arbitrar no Campeonato Brasileiro, carregando um bom prestígio após sua premiação.
Daiane Muniz atuou como educadora de esporte educacional no projeto CRETL, em parceria com a Petrobras entre 2016 a 2018, após isso, atua desde então como árbitra da FIFA.
Daiane iniciou sua carreira no Campeonato Sul-mato-grossense em junho de 2014, inclusive foi a primeira mulher a ser árbitra principal no estadual, no jogo entre Corumbaense e Maracaju, em 2020, mas mudou-se para São Paulo logo depois, tanto que hoje faz parte do quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).