noticias

CRETL/Petrobras elege 2 delegados para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Na última semana, Campo Grande concentrou diversos conselhos e órgãos representativos na 11º Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Três Lagoas esteve presente com 8 representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) no evento, onde foram discutidas propostas e frentes de atuação para ampliar a garantia de direitos, políticas públicas e enfrentamento a qualquer tipo de violência cometida contra este público.

Na ocasião, foram eleitos os delegados que representarão o MS na Conferência Nacional em Brasília, ainda sem data marcada, sendo 4 da delegação de Três Lagoas: Lourdes Maria (atual presidente do CMDCA), Rafael Coelho Prates (Conselho Tutelar), Deise Cristina Camargo (CRETL/Petrobras) e Nicole Morais (CRETL/Petrobras).

Também compuseram a delegação TL: Elisa Maria Assis (Pastoral da Criança), Jaqueline Azevedo (SMAS), Vinicius Gabriel Pedrosa (Projeto Gerando Futuro/Petrobras) e Elizethe Aparecida da Silva (SEMEC).

A delegação do Município considerou a conferência muito produtiva e necessária, apontando os avanços da legislação, da oferta dos serviços e proteção já que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 33 anos de criação no dia 13 de julho.

Dos eixos discutidos foram:

I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidade resultantes da pandemia Covid-19;
III: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;
IV: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos
V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

Depoimento da delegada da conferência, representante do MS, Deise Cristina Camargo (CRETL/Petrobras):

“Eu fiquei bem animada com a conferência estadual. Foi bem diferente do que eu vivenciei na conferência municipal. Gostei bastante de defender o eixo e de ter uma voz ativa, de ser ouvida e também de ser entendida. Porque acredito que a maioria das coisas fazem sentido quando nós conseguimos transmitir o que pensamos. E isso aconteceu de fato lá. Foi uma experiência única, única mesmo. O que eu conversei com a Nicole foi que, a princípio, a gente tem uma meta que é ir para Brasília e nós iríamos lutar por isso, então quando chegou quinta-feira à noite nós ficamos estudando uma maneira de realmente defender os nossos ideais e de conseguir participar. Foi uma surpresa, porque quando eu entrei lá para defender as propostas e para me apresentar, era algo que eu gostaria muito, de representar o estado de Mato Grosso do Sul a nível nacional, defendendo as nossas propostas, ouvindo cada cidade que estava ali pra votar, na hora da eleição… Que cada cidade tem uma situação e uma uma preocupação com as crianças e com os adolescentes e eles não sabem os meios de como exercer, de como fazer tudo isso. Então foi muito, muito prazeroso. O que eu espero de Brasília? Eu acho que vai concretizar toda essa nossa ideia, principalmente de políticas públicas, de ser ouvido, de defender uma visão que a gente tem aqui que é o que a gente vivencia aqui no nosso estado, a gente vivencia em nossa cidade de Três Lagoas, né? O que eu espero é que isso seja sempre mais divulgado que realmente convidem as crianças e os adolescentes pra poderem participar, tanto de uma conferência municipal quanto de uma conferência estadual, que foi o que eu vi. Então assim, eu gostei bastante e eu entendi também que é preciso para uma conferência ser legal. Foi justo acontecer em dois dias, apesar de ser muito corrido, mas eu acredito que a gente possa tirar de modelo e fazer um aqui. Então o que eu espero de Brasília é poder vivenciar isso ainda mais e ter um outro tipo de visão, uma visão ampliada e que eu consiga trazer tudo isso aqui pra nossa cidade.”

Depoimento da delegada da conferência, representante do MS, Nicole Morais (CRETL/Petrobras):

“Foi uma experiência incrível essa conferência, porque a gente realmente teve nossa voz ativa e conseguimos ter a experiência de realmente estarmos inclusos nesses meios de políticas públicas e fazer o melhor para os adolescentes. Para a conferência nacional eu espero que a gente consiga ter as nossas propostas aceitas, representar o estado de uma maneira correta e conseguirmos ser esse porta-voz de todos os adolescentes do estado do Mato Grosso do Sul. Que a gente consiga ser ouvido, porque os adolescentes hoje em dia não têm tanta voz ativa. Então temos sempre que buscar esses nossos direitos. Esperamos aprovar nossas ideias e que a gente realmente consiga promover o melhor para os adolescentes.”

Veja as fotos CLICANDO AQUI